Centenas de pessoas participaram na noite deste sábado na procissão de velas das Paróquias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim.
A manifestação de fé na Virgem Maria começou na Capela de S. Roque, em Vila Cova, passando pelas Igrejas de Vila Cova e Nossa Senhora de Todo o Mundo, terminando na Igreja de Borba de Godim.
O percurso foi longo: mais de 4 quilómetros.
A imagem de Nossa Senhora foi transportada numa viatura dos Bombeiros da Lixa que lhe fizeram guarda de honra em todo o percurso.
O Padre Abilio Barbosa, Pároco de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, referiu que a procissão se deve viver como uma forma de agradecimento a Maria que nos deu O seu filho, Jesus Cristo.
No final, agradeceu a todos os que participaram, com devoção, na procissão, em especial aos Bombeiros da Lixa e a todos os que intervieram mais diretamente na sua organização.
Além do Padre Abílio, também o Padre Carlos Armindo Felgueiras, acompanhou a procissão de velas.
As ruas foram ornamentadas pelos fiéis com tapetes de flores, ramos e velas. Nas varandas, colchas e pétalas lançadas sobre Maria deram um colorido especial à procissão.
Em diversos locais, fogo de artifício saudou Nossa Senhora.
O presidente da União de Freguesias de Vila Cova e Borba de Godim, José António Guimarães, e o presidente da Assembleia Municipal, Alfredo Alves, também participaram na procissão.
Refira-se que durante o mês de Maria, consagrado a Maria, há recitação do Terço do Rosário, na Igreja de Nossa Senhora de Todo o Mundo, Capela de Nossa Senhora das Vitórias, Capela de Santo António, Nicho de Nossa Senhora de Fátima, em Vilar, Borba de Godim.