A União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim afirmou, esta quarta-feira, numa nota pública, que não concorda com a possível instalação de uma central fotovoltaica no Monte do Seixoso.
É uma reação às notícias recentes que dão conta dessa possibilidade.
“A UF de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim vem afirmar que está totalmente contra a instalação da central fotovoltaica no Monte do Seixoso. Esta instalação comportava um impacto negativo para o nosso pulmão florestal e para a biodiversidade do território”, garante aquela União de Freguesias.
Esta quarta-feira, surgiu a informação de que há contactos junto de proprietários de terrenos no Seixoso, por parte de investidores, para a compra de grandes parcelas de terreno com o objetivo de ser instalada uma central de energia fotovoltaia, uma estrutura que tem forte impacto ambiental prejudicando a fauna e flora naquela zona em território do concelho de Felgueiras.
Também esta quarta-feira, a Câmara de Felgueiras anunciou que está contra esta pretensão e que emitirá parecer desfavorável caso ela se venha a concretizar.
Um especialista disse hoje ao nosso jornal que este tipo de centrais “que já existem em grande número têm um impacto negativo muito forte” e que “são um monte de sucata” que “produz a chamada energia verde por captação da energia solar”, mas tal como “outras possibilidades, definidas como energia verde, têm grande impacto no meio ambiente, embora a agenda política e os estereótipos sobre a questão não permitam uma discussão clara e aberta para se chegar a um ponto de equilíbrio”.
Pub.