A exposição Anne Frank: uma história para hoje, vai estar na Escola Secundária da Lixa de 21 de de maio até 26 de Junho.
A exposição, que já passou em centenas de cidades em todo mundo, é constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank.
O Diário de Anne Frank é um livro escrito durante a 2ª Guerra Mundial. É conhecido por narrar momentos vivenciados pelo grupo de judeus confinados num esconderijo durante a ocupação nazi dos Países Baixos.
Pub.
A inauguração da exposição, no dia 21 pelas 17 horas, contará com a presença de Karin Overbeek, Assessora da Embaixadora do Reino dos Países Baixos, e Catarina Mendes co-fundadora da Associação Comunidades que Florescem.
Utilizando 32 painéis educativos conta-se a história de Anne Frank através de uma linha temporal situando-se, por um lado, a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e, por outro, a vida pessoal de Anne Frank.
pub.
A exposição narra a história de como a família Frank foge para Holanda deixando para trás a Alemanha Nazi e de como foi obrigada a esconder-se durante cerca de dois anos num “anexo secreto”.
Conta-nos também o momento da traição que os conduz aos campos de concentração e à morte. Desta forma os visitantes conseguem construir uma visão geral de como uma história pessoal se relaciona com eventos ocorridos a nível mundial.
É um instrumento educativo que tem o objetivo de manter viva a memória de Anne Frank (cujo diário continua a ser um símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão) e de informar sobre o regime Nazi, diz a organização.
Os painéis que a compõem foram concebidos para estimular o pensamento crítico sobre as semelhanças entre eventos do passado e acontecimentos no mundo atual, fomentando a reflexão sobre conceitos como liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.
pub.