Calçado: China, Índia, Vietname, Indonésia e Brasil tiveram maiores quebras que Portugal

Data

 

Foto: Felgueiras Diário D.R.

Todos os grandes players do setor do calçado terminaram 2023 altamente penalizados pelo abrandamento económico a nível mundial, indica a Apiccaps no boletim de imprensa lançado a propósito da Micam, feira de calçado de Milão, em Itália, que vai decorrer de 18 a 21 de fevereiro.

Os cinco principais produtores mundiais de calçado, respetivamente China (quebra de 13% na totalidade do ano), Índia (recuo de 17% nos primeiros 11 meses do ano), Vietname (perda de 17% até novembro), Indonésia (menos 19% até novembro) e Brasil (queda de 11% na totalidade do ano) registaram perdas muito expressivas em 2023, refere uma nota da associação dos patrões do setor do calçado.

Refira-se que em conjunto, estes cinco países asseguram praticamente 80% da produção mundial, o equivalente a 19 mil milhões de pares de calçado. Já Portugal, recuou 8,2%, diz a Apiccaps.

“O ano transato foi negativo para o setor de calçado à escala mundial. Entre os dois grandes blocos económicos, assinala-se um recuo das importações de calçado na ordem dos 30% nos EUA e de 11% na Europa (os dois em conjunto representam mais de 60% das importações mundiais), com destaque, pela negativa, para as quebras de 16% na Alemanha, 13% no Reino Unido e 11% em França”, acrescenta a associação.

“Certo é que o abrandamento económico internacional, em particular em mercados de grande relevância como a Alemanha, a França ou os Estados Unidos penalizou fortemente o setor do calçado no plano externo. A pouca procura e o excesso de stocks no mercado condicionaram a atividade exportadora portuguesa”, prossegue a mesma fonte.

“O ano de 2024 voltará ser muito exigente para a indústria de calçado. Numa altura em que o setor está de partida para Milão, desejo que se esfumem as incertezas e soprem novos ventos de esperança”, refere a Apiccaps, a propósito da Micam, a feira de calçado de Milão, onde vão estar 35 empresas nacionais do setor, entre as quais várias do concelho de Felgueiras.

Em 2023, a indústria portuguesa de calçado exportou 66 milhões de pares de calçado, no valor de 1839 milhões de euros.

Relativamente ao ano anterior, assinala-se uma perda de 11,3% em quantidade e 8,2% em valor. Já o preço médio aumentou 3,45% para 27,70 euros o par, adiantou a Apiccaps.

Pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Inauguração da iluminação de Natal adiada

A cerimónia de inauguração da iluminação de Natal na cidade de Felgueiras, agendada para este domingo, ...

Ricardo Soares na Liga dos Campeões

Da Ásia. Treinador leva clube de novos às competições internacionais, o que não acontecia desde 2021. É mais um...

Francisca Martins no Mundial de Budapeste

Francisca Martins, nadadora felgueirense do Foca Quinta da Lixa, vai representar Portugal no Campeonato do Mundo de piscina...

Livro sobre Assembleia Municipal apresentado no fecho das comemorações dos 50 anos de Abril

Com a presença de vários ex-presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras e eleitos deste órgão, desde 1977 até...