Padre, natural de Felgueiras, foi eleito para esta missão no seio dos Padres Vicentinos.
O Padre Pedro Guimarães foi eleito Superior Provincial (Visitador) da Província Portuguesa da Congregação da Missão Congregação (Padres Vicentinos).
A eleição foi confirmada pelo Superior Geral da Congregação da Missão no dia 8 de outubro e o início do serviço do novo Provincial da congregação missionária fundada por São Vicente de Paulo terá lugar em Lisboa, no próximo dia 17.
O Padre Pedro Guimarães, é natural de Felgueiras, onde nasceu em 1981.
Emitiu os votos, momento de incorporação na Congregação da Missão, a 27 de setembro de 2006. E, nesse mesmo ano, foi ordenado diácono a 3 de dezembro, no Mosteiro dos Jerónimos, onde, também foi ordenado presbítero a 1 de julho de 2007.
É licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e fez licenciatura canónica em Teologia Pastoral, na Universidade Lateranense, em Roma.
Integra a comunidade missionária vicentina no Campo de Madalena, Diocese de Viseu, onde colabora com a diocese (CIRP, Conselho Presbiteral e Secretariado do Clero). Conta, ainda, com passagem por Santiago do Cacém, Diocese de Beja, onde foi durante dez anos pároco e capelão hospitalar.
Padre vicentino, de 40 anos, está a desenvolver o seu trabalho na Diocese de Viseu desde 2019, depois de ter regressado de Roma onde estudou durante dois anos a problemática da comunicação no seio da Igreja.
Recentemente publicou o livro “A Comunicação da Igreja é um Encontro”, com a chancela da Paulus Editora.