Aos 35 anos, depois de 13 épocas como jogador, assumiu o cargo de treinador de forma inesperada. Os resultados estão à vista…
Quando começou a 13ª temporada ao serviço do clube, Rúben Moreira, nunca pensou que viria a passar de jogador e capitão de equipa a treinador principal.
Mas, foi assim que aconteceu. À 5º jornada, foi chamado a orientar a equipa e aceitou sem hesitar.
Sabia que teria pela frente uma missão hercúlea, mas acreditou. E acreditar faz sempre a diferença.
Pub.
Doze jornadas depois, tirou a equipa da cauda da classificação e catapultou-a para meio da tabela. Nos últimos sete jogos, o Lixa de Rúben Moreira somou, nada mais nada menos que sete triunfos.
O treinador, com o nível II, conta como foi este percurso.
“Quando assumi a equipa, a tarefa não se adivinhava fácil. A oportunidade surgiu e não pensei duas vezes. Agarrei-a, acreditando não só em mim, mas no gruto de trabalho que é de qualidade. Quando comecei tinha mais certezas do que dúvidas. Sabia que iríamos ter muito trabalho pela frente e que tudo tempo. Alterámos a forma de jogar. Modificámos, melhoramos e obtivemos resultados não no imediato, mas a partir da 10ª jornada. Foi a partir daí que tudo mudou para melhor”, conta.
Pub.
No clube há 13 anos, Rúben, de 35 anos de idade, sabe bem o que quer. E para onde caminha.
“Mudámos o sistema de jogo e os resultados surgiram, sem nunca abdicamos da nossa forma de trabalhar e de implementar as nossas ideias. Quando surgiu a primeira vitória, esta deu confiança. Mentalmente as coisas não estavam fáceis. A equipa estava desmotivada e sem confiança. A primeira vitória foi determinante”, confessa o jovem técnico.
Pub.
Com a saída de Rúben do campo para o banco, a equipa perdeu um jogador basilar, mas ganhou um treinador com ambição. Todavia, a sua saída e a de mais dois jogadores, forçou o reforço do plantel. “A equipa foi reforçada e todos tiveram uma evolução fantástica. Posso dizer que a equipa está bem e confesso que trabalhar sobre vitórias é muito mais fácil. Esta sequência de vitórias ajuda muito no trabalho que estamos a realizar”, sublinha.
Pub.
Rúben alerta que o campeonato é longo e que o caminho a percorrer será duro.
“Ainda não conseguimos nada, mas estamos dentro dos objetivos. Queremos ficar entre os sete primeiros lugares. Vamos lutar, mas não é fácil. Contudo, vamos acreditar que é possível”.
Pub.