Modalidades de subscrição

Acesso gratuito (limitado)

Grátis
(gratuito)
  • Notícias de acesso livre;

Acesso para Particulares

12
0
/ ano
  • Notícias de acesso livre;
  • Conteúdos exclusivos;

Acesso Empresarial

25
0
/ ano
  • Notícias de acesso livre;
  • Conteúdos exclusivos;
  • Condições especiais de publicidade;

Felgueirense recebe 1,5 milhões de euros para investigar embriões

Data

 

DIANA PINHEIRO FOTO: UP

A investigadora felgueirense Diana Pinheiro conquistou uma das prestigiadas bolsas atribuídas este ano pelo European Research Council (ERC), no valor de 1,5 milhões de euros.

Investigadora do Instituto de Investigação de Patologia Molecular, em Viena, na Áustria, está a estudar os mecanismos que regulam a formação e o desenvolvimento dos embriões. A investigação será financiada ao longo dos próximos cinco anos, ao abrigo de uma das “Starting Grants 2023” do ERC, anunciou a Universidade do Porto.

“O projeto liderado pela investigadora no IMP procura perceber como é que os tecidos ou órgãos adquirem a sua estrutura característica durante o desenvolvimento embrionário, e como a informação (ou instruções) necessária(s) para organizar este processo é transferida do nível molecular para a escala celular e eventualmente coordenada ao nível do organismo”, explica uma nota da UP.

Este é um processo complexo que de acordo com Diana Pinheiro, citada pela UP, “seria como tentar construir um arranha-céus com milhares de empregados sem ter um arquiteto”.

Diana Pinheiro prossegue, explicando que tal como “construir um edifício, para “construir” um embrião é preciso perceber onde e quando é preciso gerar forças físicas para movimentar as células, as unidades básicas que compõem todos os nossos tecidos e órgãos. Entender que mecanismos físicos agem para coordenar o movimento de centenas/milhares de células e, saber como estes são regulados ao nível molecular é o principal objetivo deste projeto.

Pub.


Diana Pinheiro é licenciada em Bioquímica pela FCUP e pelo ICBAS.

Completou ainda o Programa Doutoral em Biologia Básica e Aplicada (ICBAS) pelo ICBAS e pela Universidade Pierre e Marie Curie, em França.

Membro efetivo e líder de Grupo no Instituto de Investigação em Patologia Molecular, em Viena da Áustria, foi bolseira de Pós-Doutoramento, de 2017 a 2022, no Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria (ISTA), Klosterneuburg.

Já conquistou vários prémios científicos, entre os quais, o «PhD Fellowship Award»atribuído pela FRM -Fundação para a Investigação Médica (2016), o «PhD Award: Os Grandes Avanços Franceses em Biologia, atribuído  pela Academia Francesa de Ciências (França), o «PhD Award: Nine Choucroun-Fondation Edmond de Rothschild», atribuído pela Fundação Edmond de Rothschild, França (2017), e duas Bolsa de Longa Duração atribuídas, em 2018, pelo Human Frontier Science Program (HFSP) e pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).

Pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Incêndio na Refontoura provoca susto

Um incêndio num anexo de uma habitação na Refontoura, Felgueiras, causou um susto esta tarde. O alerta foi...

Felgueiras joga em Torres Vedras com os três pontos na cabeça

O Felgueiras joga diante do Torreense este domingo. O jogo, que terá lugar às 11 horas, é referente...

Motociclista ferido após despiste

Um motociclista ficou ferido na sequência de um despiste ocorrido em Borba de Godim, na Lixa. Na...

Preços dos combustíveis descem muito segunda-feira

A próxima semana vai trazer boas notícias no que toca aos preços dos combustíveis. De acordo com o Automóvel...