A Apiccaps vai levar a 86 escolas dos concelhos de Felgueiras, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Guimarães, iniciativas pedagógicas que têm como objetivo divulgar o potencial da indústria do calçado e valorizar o território.
A iniciativa consta do “Roteiro do Conhecimento” que pretende atrair as gerações mais jovens para o setor.
Segundo a Apiccaps, o objetivo “é preparar a geração do futuro”.
Este “Roteiro do Conhecimento” deverá ter uma duração de três anos, e enquadra-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030 que pretende transformar a indústria de calçado na “referência internacional e reforçar as exportações portuguesas, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.
Para a APICCAPS, “continua a existir na sociedade um conjunto de estereótipos relacionados com os setores industriais que importa desmistificar. Ainda que não seja um problema exclusivamente português, há um trabalho de proximidade a desenvolver”, adianta a Associação, sublinhando que “as autarquias das zonas de forte concentração da indústria de calçado serão autênticas parceiras deste Roteiro do Conhecimento e desempenharão um papel de grande relevância no desenvolvimento da programação pedagógica”.